Biosintesis

P&D

Nanotecnologia

Os materiais nanoestruturados oferecem um vasto campo de novas oportunidades para crescimento industrial e desenvolvimento econômico e social. Novos produtos abrangem desde materiais industriais e componentes alimentares, cuja produção se mede em toneladas de produtos nanoestruturados, até os elementos microscópicos de indústria eletro-eletrônica, química fina e farmacêutica.

 

A importância da nanotecnologia pode ser medida pelo impacto da área quanto a dimensões do mercado, no número de empresas no setor. À medida que estes produtos surgem no mercado, cresce a preocupação pública sobre sua segurança, a qual deve ser conhecida e claramente determinada. A chave para a aceitação dos produtos da nanotecnologia é a existência de sistemas qualificado e robusto de medida, controle e regulação. A economia global atual depende de medidas e testes confiáveis, aceitos internacionalmente, de modo a permitir a superação de Barreiras Técnicas.

 

O Laboratório Biosintesis desenvolve protocolos de avaliações toxicológicas in vivo e in vitro para materiais nanoestruturados, em parceria com a rede NANOTOX do INMETRO e esta participando ativamente das discussões como membro da Comissão de Estudo na ISO TC 229 para elaborações das normatizações deste segmento.